sexta-feira, junho 16, 2006

Ausência … com Blues



Ouçam este som,

Em que a ausência …é a urgência

De estar perto,

O vazio da alma arrasta recordações … que avivam sentidos

Perdidos … que derrapam na angústia de um perto ausente,

Quando o longe é uma espera … que caminha para infinito,

Depois das memórias … apenas os Blues.

sábado, junho 03, 2006

Viagem continuada

Conforme tinha referido um dos pontos fundamentais para a paz no Médio Oriente e por consequência ao resto do globo, passa necessariamente pela emancipação da Mulher em todos os estados Muçulmanos. Em jeito de reflexão sugiro que ao lerem estas linhas pensem porque razão a Mulher tem sempre um papel secundário embora sempre muito participativo em todas as religiões. Nos locais da minha última viagem existem vários modelos de família onde o Homem é o elemento dominador no sentido económico do termo. Ou seja o Homem está em todos os negócios, a Mulher se não for casada tem emprego em restaurantes e lojas turísticas. Os rapazes conduzem carros “kitados” ao estilo Velocidade Vertiginosa, numa marginal dominada economicamente pelos Ingleses. Sinceramente nunca vi tanto carro desportivo por m2. Perguntei a um taxista qual a razão de tantos carros …e ao que parece os pais compram os carros aos filhos convencidos de que desta forma irão arranjar um casamento melhor. Ainda insisti em relação à velocidade … mas o táxi driver diz que muitos ao fim de um ou dois anos encontram o que ele chamou "the last minute". Outra curiosidade é que conduzem pela direita e nós recém–chegados ao sistema somos muitas das vezes surpreendidos a olhar para o lado exactamente oposto de onde surge o trânsito …uff cada tangente. A esta realidade temos outra não menos interessante 80 % dos estrangeiros são Ingleses, hoje como turistas ontem como imperialistas. Mas há de tudo, pessoas com casas de férias, com empresas, a tentar vender férias aos seus conterrâneos, viagens …tentam sempre arranjar uma forma de pagar a viagem de regresso à sua ilha real.

Uma situação interessante que observei foi uma italiana e o seu namorado inglês a limparem um pedaço de praia onde previamente tinham colocado umas espreguiçadeiras e uns chapéus do tipo “descansa que logo pagas”. Ela ao bom estilo italiano gritava e gesticulava com ele …que fazia um esforço e lá arrastava o esqueleto para retirar os limos da areia. Neste belo país mediterrânico a água da praia é de uma transparência longínqua, o custo de vida é o dobro do que o nosso jardim, a comida boa mas muito cara …tipo 1 café mais de 2,5 € e uma refeição mais de 20 € por pessoa.

Ao que vejo por cá o nosso ministro das finanças não descansa enquanto não vender as suas responsabilidades às privadas e colocar o pessoal da função pública metade de bengala mas a trabalhar a outra metade reforma antecipada com direito a segundo desemprego … por falar em finanças onde estará o ilustre Campos Cunha, aquele que aumentou o IVA e depois se demitiu … uma coisa é certa nem eu nem Vocês vão usufruir das reformas que hoje os nossos reformados têm e acho que todos deveríamos ter direito … a um descanso final …pelos vistos é só final.