Wassily Kandinsky
1913 - Hermitage Museum - St. Petersburg
Este ser humano foi pintor e marcou o século XX, embora se afirmasse músico, isto porque conforme ele dizia "Color is the keyboard, the eyes are the harmonies, the soul is the piano with many strings. The artist is the hand that plays, touching one key or another, to cause vibrations in the soul.'' Cada cor que utilizava associava-lhe um som e desta forma os quadros tinham dois tipos diferentes de mensagem.
Kandinsky pertence ao período da Arte Moderna ( finais do séc. XIX até 1970 ) e à data a fotografia “substituía” os retratos a óleo. Os artistas tiveram de reinventar a forma de olhar o mundo e assim nasceu a arte abstracta, uma vez que o concreto tornavasse obsoleto. mais do que palavras deixo – Vos 2 quadros deste pintor que distam entre si 10 anos, se assim o entenderem comentem, digam-me o que acham ou o que vêem nestes dois quadros. Bom fim de semana.
Composition VIII
1923 Solomon R. Guggenheim Museum, New York
5 Comments:
...sabes Luis, eu estudei no Conservatório Nacional de música e cheguei a ser professora numa escola...e por incrível que pareça,não consegui encontrar nada que me despertasse a atenção como sendo música...no entanto, consigo encontrar traços matemáticos, tais como circunferências, ângulos, rectas...aqui talvez esteja o meu outro lado a funcionar, a paixão que tenho também pelos números...não sei...
Beijinhossssss
Sou absolutamente fascinada pela quase desordem cromática e pictórica de Kandinsky. E, no entanto, não percebo nada de arte, pelo que, mais do que isto, não te sei dizer.
uma mescla de cores que se podem ouvir, aplaudir, sentir como se nos arrebatassem o peito, entrando por ele adentro, fazendo-nos cantar em voz alta os nossos lamentos, pintados de cores vivas e aplaudir no fim um abstracto de emoções vividas... lindas as telas... amei...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Olá, Luís D.
Vou confessar-te uma coisa: das artes, a que mais me toca, desde criança, é a música. E foi só por um bocadinho que não aprendi violino e piano...E foi pena... Pinturas, pintores, pincéis e tintas nunca foram muito íntimos. Mas gosto de ver, sem saber sequer criticar.
Mas não faz mal. Tu ensinas-me.
Beijo e boa semana.
Enviar um comentário
<< Home