O primeiro Estado
"O estado nasceu primeiro no Egipto devido à repartição das águas.Como no país não chove, praticamente as culturas dependem só da irrigação.Como é natural, a gento do do alto (Egipto) tendia a consumir toda a água em detrimento das pessoas de baixo.
Guerreavam-se pela água até que acharam preferível ter um rei, "faraó",para velar sobre a distribuição equitativa dessa água.
O segundo factor consistiu na necessiadade absoluta de paz que os camponeses têm.
O caçador pré-histórico era um guerreiro.
O camponês já não dispõe de tempo para guerras.
Gasta o tempo todo a semear, a lavrar, a colher - trabalha a sério. Mas também tem necessidade dum Estado que garanta a ordem: mas é um mal menor em relação ao banditísmo."
Toda a História do Mundo - Jean-Claude Barreau
O primeiro Estado apesar de ter surgido há muito, revela como pouco evoluímos quanto aos valores humanos.
Podíamos imaginar este Estado como sendo o nosso, o dos nossos vizinhos ...ou até a O.N.U que deveria zelar pela harmonia entre Estados. O seu secretário geral seria o Faraó dos nossos tempos ... não me parece que governava melhor hoje, mesmo tendo mais meios.
A maioria dos problemas comuns ao estado não varia de País para País, a forma de os resolver varia e muito ...vejam a diferença entre Portugal e Espanha. Entrando simultaneamente para C.E. a Espanha revela-se hoje na frente da Europa. A dimensão não interessa uma vez que na Europa existem países bem pequenos mas com um nível de vida
bem superior, a título de exemplo temos a o Luxemburgo, a Aústria e a Suiça. Vai daí voltámos a emigrar.