sexta-feira, maio 25, 2007

O primeiro Estado



"O estado nasceu primeiro no Egipto devido à repartição das águas.Como no país não chove, praticamente as culturas dependem só da irrigação.Como é natural, a gento do do alto (Egipto) tendia a consumir toda a água em detrimento das pessoas de baixo.

Guerreavam-se pela água até que acharam preferível ter um rei, "faraó",para velar sobre a distribuição equitativa dessa água.

O segundo factor consistiu na necessiadade absoluta de paz que os camponeses têm.

O caçador pré-histórico era um guerreiro.

O camponês já não dispõe de tempo para guerras.

Gasta o tempo todo a semear, a lavrar, a colher - trabalha a sério. Mas também tem necessidade dum Estado que garanta a ordem: mas é um mal menor em relação ao banditísmo."


Toda a História do Mundo - Jean-Claude Barreau

O primeiro Estado apesar de ter surgido há muito, revela como pouco evoluímos quanto aos valores humanos.

Podíamos imaginar este Estado como sendo o nosso, o dos nossos vizinhos ...ou até a O.N.U que deveria zelar pela harmonia entre Estados. O seu secretário geral seria o Faraó dos nossos tempos ... não me parece que governava melhor hoje, mesmo tendo mais meios.

A maioria dos problemas comuns ao estado não varia de País para País, a forma de os resolver varia e muito ...vejam a diferença entre Portugal e Espanha. Entrando simultaneamente para C.E. a Espanha revela-se hoje na frente da Europa. A dimensão não interessa uma vez que na Europa existem países bem pequenos mas com um nível de vida

bem superior, a título de exemplo temos a o Luxemburgo, a Aústria e a Suiça. Vai daí voltámos a emigrar.

2 Comments:

Blogger Mina said...

O nosso país é pequeno em muita coisa, começando pela mentalidade do povo e acabando na mesquinhez de quem o governa... Assim será bem difícil progredir!
Boa semana!

11:23 da manhã  
Blogger Teresa Durães said...

A UE só há pouco tempo é tendencialmente para o desenvolvimento dos países em conjunto porque até 1996 era só mercado económico (CE). Logo não tinha um papel de estado mediador mas de conseguir escoar os produtos apenas.

Agora ainda andam no limbo

11:55 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home