quinta-feira, março 03, 2005

3 de Março ...a passagem


O mundo é visitado por uma diversidade enorme de seres humanos.
Um relatório da Nações Unidas constatava que já em 1999 a população mundial era de 6 biliões de pessoas.Em 2050 existirão 10 biliões de pessoas neste planeta, provavelmente alguns já habitaram a Lua, mas em fase esperimental. Estamos a falar em BILIÕES.
Segundo os antropologistas aparecemos há 3 milhões de anos, o nosso passado como caçadores representava uma população de cerca de 10 milhões de seres humanos. A agricultura permitiu que aparecessem as primeiras comunidades e foi um passo para que surgissem mais pessoas. No ano I depois de Cristo eramos 300 milhões. No século XVIII eramos 750 milhões e no século XIX atingimos 1 Bilião.
Mas nunca como no século XX a população cresceu tanto. A descoberta do genoma humano vai possibilitar um incremento da esperança de vida, o controle do envelhecimento celular, a manipulação genética e os problemas éticos que isso acarreta. Num futuro muito próximo (10 anos) até as caracteristicas da personalidade poderão ser programadas genéticamente, óbviamente que as físicas também. Aqui podem ver um pequeno gráfico elucidativo do crescimento populacional:



Deixo aqui algumas questões e aguardo pelas Vossas reflexões/questões:
Quantas almas passaram por este planeta, é em vão a passagem ?
Será que o meu mundo não é cada vez mais o NOSSO mundo ?
O impacto ambiental é ou não uma realidade gritante ?
Que recursos naturais ficarão para os que nascem hoje ?
A água será o bem mais precioso do nosso planeta, um facto.
Com 10 biliões de seres humanos que qualidade de vida teremos ?

Quanto vale uma vida hoje ? E amanhã ?


Ao longo da História houve sempre pessoas que se destacaram, pelo impacto que causaram na Humanidade. Hoje 3 de Março, faz um ano, que uma alma deixou de brilhar neste planeta e descansa em paz. A sua passagem influenciou sempre de forma positiva a comunidade onde interviu, foi sobretudo uma educadora, onde transmitiu principios que estão acima de qualquer religião, porque para sermos Humanos ... temos de por alma naquilo que fazemos.

A quem por aqui passou e leu este alerta, esta memória, gostaria de enviar um
pensamento:
Põe um sorriso naquilo que fazes, eu sei que há dias ...de stress, de raiva, que tudo corre mal.
Mas pára um pouco e reflecte inspirando. Levar a Vida em frente, é marcar objectivos, é ajudar os outros, é concretizar os nossos objectivos sem passar por cima de ninguém. Vamos olhar mais em frente e menos para o nosso umbigo, acabar com essa mania tão portuguesa de olhar para o que os outros têm.
Em jeito de aviso:
Os nossos antepassados eram caçadores, deslocavam-se vários quilometros todos os dias, e nós ?
A sua alimentação era 100% natural e a nossa ?
Dormiamos de noite e trabalhavamos durante o dia, hoje divertimo-nos de noite e arrastamo-nos de dia.
A solução chama-se EQUILíBRIO em tudo o que fazemos.






1 Comments:

Blogger SL said...

Estou sem palavras hoje para te comentar...um texto tão denso que vou lê-lo várias vezes este fim de semana. Quando tu escreves Às vezes deixas-me sem pensamentos...
Jinhos

6:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home