quinta-feira, abril 28, 2005

Uma gota para um oceano em tempestade


Num mundo cheio de outros mundos criados por nós, vagueiam almas adormecidas, semi-acordadas, em perigo, em constante sobressalto. Estas almas estão nos hospitais, nas clínicas, nos lares de idosos, nos colégios, nos centros de reclusão, nas prisões, nas instituições que a nossa sociedade criou para de alguma forma nos moldar ao formato que cada uma delas teoricamente representa. Em todas elas assistimos a desvios e a sucessos do dia a dia.

Depois de uma vida em que nós classificamos de normal Ana onde quer que esteja vê-se ao espelho de uma forma tão negativa que o final de uma história feliz onde casaram e foram felizes é apenas o ínicio do desespero. Depois de casar, tentou concluir os seus estudos, entretanto apareceram os filhos, dois. Como o insucesso foi contínuo, abandonou como tanto outros uma licenciatura. Montou um café onde trabalhou durante três meses, passado um Verão fugiu do dia a dia, das chatices, fechou-se em casa onde se afundou desesperadamente ao ponto de não conseguir ver os filhos, duas crianças de 7 e 4 anos.
Ana sempre teve as melhores bonecas, andou nos melhores colégios, com as roupas de marca de pedir e ter, os automóveis do estou farta quero outro. Os namorados eram giros, faziam-na rir, e abortar quando se descuidava. Ana nunca aprendeu o valor do dinheiro, hoje e depois de um tratamento neurológico profundo, regressa novamente a uma outra clínica para mais 15 dias de internamento, porque estava “mal medicada”. Se Vocês falarem com a Ana ela é uma pessoa perfeitamente normal.
Hoje acho que temos muitas pessoas como a Ana que são controladas por relaxantes, anti-depressivos, substâncias artificiais para nos “sentirmos bem”, quando damos conta estamos mesmo doentes e somos engolidos mental e financeiramente pelos tratamentos.
Quando não há dinheiro para tratamentos como nos desinibimos? Com álcool, com nicotina, com chocolate … mas então qual é a forma mais correcta de aliviarmos um pouco a tensão do dia a dia? Aguardo os Vossos comentários, eu há muito que encontrei uma forma, e desde os meus oito anos que encontrei a solução. Porque não partilharmos o nosso conhecimento ?

14 Comments:

Blogger Cassiopeia said...

Cigarros e antidepressivos 'ajudam-me' muito, devo confessar...
A melhor terapia que conheço? Cinema e livros, pois, por vezes, não há cabeça sequer para os amigos. Esta terapia, assevero, sai
mais cara que fluoxetina e nicotina.
Quem és tu?
Beijo

3:58 da tarde  
Blogger Vera Cymbron said...

Confesso...um cigarro e a luz apagada acalma-me, ouvir jazz também...sexo é mesmo o essencial, mas nem sempre é possível!
Jinhos...acho que o amor também ajuda!

4:07 da tarde  
Blogger Mª João said...

Olá,vim retibuir a visita...
...hoje não me ocorre nada que diga acerca da opinião que pede...o meu oceano está tb muito revolto...mas, comigo, a música proporciona-me momentos de fuga e de relaxamento ímpares...e como diz Blue...o amor ajuda que se farta...

Fique bem. A decoração daqui tb é mto boa!

9:11 da tarde  
Anonymous miss devil said...

oi!
o k me acalma e o mar, estar perto de kem gosto e fazer o k gosto, guardar um pouco de tempo para nos.
bom fim de semana

11:50 da tarde  
Blogger isa xana said...

o que me ajuda a aliviar a tensão... escutar a voz de alguém especial ou estar com esse alguém, estar com as minhas amigas porque com elas a conversa flui muito bem e rimos mesmo muito o que é optimo para descontrair, ou escutar uma musica acender umas velas e um incenso e repirar calmamente tentando não pensar em nada

beijito

3:19 da manhã  
Blogger Um Olhar Sobre... said...

Danço na tristeza, danço na alegria e até danço qd estou assim assim, é a melhor etrapia que conheço, para mim claro!
beijo grande

5:58 da tarde  
Blogger andreia said...

todos precisamos de algum tipo de vício que compense as frustrações do dia a dia. irritam-me as pessoas que se arrogam uma superioridade moral quando não têm (ou dizem não ter) esses vicios. Isso acontece muito em relação ao tabaco, hj em dia os fumadores são tratados cm merda pelos obcecados com a saúde que pensam que vão viver para sempre.


http://www.icicom.up.pt/blog/muitaletra/

8:44 da tarde  
Blogger Estrela do mar said...

...realmente situações dessas são complicadas...mas acho que deve-se fazer uma auto-análise...tentar perceber o que se passa...e encontrar equilibrio nas pequenas coisas que dão prazer...como passear à beira mar...ouvir música...sair com os amigos...fazer desporto...aliás uma série de coisas...que consigam trazer paz de espírito e alegria à vida...como rir...que tão bem faz...

Um beijo* Luis.
Continuação de uma boa semana.

12:51 da manhã  
Blogger maria santos said...

oiço música, leio, escrevo, lavo, aspiro, limpo o pó, saio, faço a marginal toda de janela aberta e a musica alta, choro se tiver vontade, quase nunca gosto de desabafar para alguém me ouvir, ou então simplesmente deixo-me ficar no meu quarto escuro deitada na cama e a ter pena de mim própria...mas nunca quereria que mais alguém a tivesse...

12:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! »

10:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

I am not sure where you are getting your info, but great topic.
I needs to spend some time learning much more or understanding more.
Thanks for excellent info I was looking for this information for my mission.
Also see my page - lorenzetti

8:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Malaysia & Singapore & brunei ultimate internet blogshop for wholesale & supply korean accessories, earrings, earstuds,
pendant, rings, bracelet, hair & bangle accessories.
Promotion 35 % wholesale discount. Ship Worldwide
Review my web site ; Funny Onesies

10:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Malaysia & Singapore & brunei ultimate online blogshop for wholesale & supply korean accessories,
accessories, earstuds, pendant, rings, hair, bracelet & trinket accessories.

Deal 35 % wholesale price cut. Ship Worldwide
Review my website ; getting ripped

4:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Malaysia & Singapore & brunei greatest internet blogshop for wholesale & quantity korean accessories, accessories, earstuds,
necklace, rings, hair, bangle & bracelet add-ons.
Offer 35 % wholesale rebate. Ship Worldwide
Stop by my page :: curso de unas de gel

1:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home