terça-feira, junho 07, 2005

Carta ao Sr. Primeiro Ministro e afins




" Caro Sr. Primeiro-ministro.

Venho por meio desta comunicação manifestar meu total apoio ao seu esforço
de modernização do nosso país. Como cidadão comum, não tenho muito mais a
oferecer além do meu trabalho, mas já que o tema da moda é Reforma
Tributária, percebi que posso definitivamente contribuir mais.
Vou explicar: Na actual legislação, pago na fonte 31% do meu salário (20
para o IRS e 11 para a Segurança Social). Como pode ver, sou um cidadão
afortunado. Cada vez que eu, no supermercado, gasto o que o meu patrão me
pagou, o Estado, e muito bem, fica com 19% para si (31+19P) Sou
obrigado a concordar que é pouco dinheiro para o governo fazer tudo aquilo que
promete ao cidadão em tempo de campanha eleitoral. Mas o meu patrão é obrigado
a dar ao Estado, e muito bem, mais 23,75% daquilo que me paga para a
Segurança Social. E ainda 33% para o Estado (50+23.75+33+6.75).
Além disso quando compro um carro, uma casa, herdo um quadro, registo
os meus negócios ou peço uma certidão, o Estado, e muito bem, fica com
quase metade das verbas envolvidas no caso.
Minha sugestão, é invertermos os percentuais. A partir do próximo mês
autorizo o Governo a ficar com 100% do meu salário.
Funcionaria assim: Eu fico com 6.75% limpinhos, sem qualquer ónus mas o
Governo fica com as contas de:
-Escola,
-Seguro de Saúde,
-Despesas com dentista,
-Remédios,
-Materiais escolares,
-Condomínio,
-Água,
-Luz,
-Telefone,
-Energia,
-Supermercado,
-Gasolina,
-Vestuário,
-Lazer,
-Portagens,
-Cultura,
-Contribuição Autárquica,
-IVA,
-IRS,
-IRC,
-IVVA
-Imposto de Circulação
-Segurança Social,
-Seguro do carro,
-Inspecção Periódica,
-Taxas do Lixo, reciclagem, esgotos e saneamento
-E todas as outras taxas que nos impinge todos os dias.
-Previdência privada e qualquer taxa extra que por ventura seja
repentinamente criada por qualquer dos Poderes Executivo, Legislativo e
Judiciário.

Um abraço ao Sr. PM e ao Senhor PR e muito boa sorte, do fundo do meu
coração!


PS: Podemos até negociar a percentagem!!!"
Texto recebido por mail com todo o meu apoio.

3 Comments:

Blogger Misty said...

Comentar para quê?
Tu já fizeste as continhas todas!

Já mandaste isto ao homem, por correio azul? Vê lá que com tantos feriados, isto ainda demora um bocadinho.

A foto do bichano tá nice!

Beijinhos.

6:12 da tarde  
Blogger Tão só, um Pai said...

Proponho o "outsourcing" do governo para uma empresa de Bangalore. Ganha a proposta que me puser á porta do trabalho um TGV, com ligação à primeira localidade espanhola em 45 minutos, e me pague um hotel de 4 estrelas sempre que houver mau funcionamento ou interrupções no serviço.

1:41 da tarde  
Blogger Marisa Fernandes said...

Apoiado!!!
Aliás, não sei onde que os 21% de IVA nos vão levar, mas de certo não melhorarão as circunstâncias em que já nos encontramos. Creio que não estarei a ser pessimista, ao acreditar quase com uma convicção cega: talvez não consigamos chegar a sitio nenhum...
Bj

7:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home