quinta-feira, junho 16, 2005

Visualização


Num tempo em que o pessimismo, a crise, a conjuntura negativa, está escrito a letras gordas em todos os jornais e trespassam as nossas mentes várias vezes ao dia é necessário irmos beber a locais onde a água é limpa e cristalina. Entender que há que saber dar a volta por cima, a nossa volta. A questão pode ser posta assim:
Porque é que há pessoas que vencem na vida e outras não ?

Tirando aquelas que têm um empurram á nascença, sempre houve, há e haverá pessoas que são persistentes, determinadas e têm uma noção dos seus objectivos bem clara. Primeiro ponto e que de facto é fundamental é sabermos onde estamos, para onde vamos e onde queremos chegar. Estes três pontos são o ínicio de uma mudança. Mesmo que não alcancemos o objectivo traçado pelo menos existe a noção daquilo que ficou por fazer, e embora parecendo que isso não é importante, na realidade é, porque tomamos consciência do que falta fazer. Existe um método utilizado por vários, treinadores, mestres, orientadores cujo ponto fundamental é a VISUALIZAÇÃO. Em que consiste ?

Resumindamente é uma construção mental do objectivo a alcançar visualizando não só este objectivo mas todo o caminho necessário para o alcançar. Num local sossegado de preferência deitado, ou numa atitude meditativa, o local deve ser contruído mentalmente, visualizando objectos e todo o espaço ou situações resultantes desse objectivo. Por exemplo um atleta que pretende melhorar um salto em comprimento, deve visualizar todo o processo desde o arranque até ao final em que caí dentro da caixa de areia, passando por se ver elevando no ar e visualizando os movimentos correctos a executar. No final do dia quando já não temos paciência para nada, se tentarmos concentrar-nos neste pequeno exercício, acompanhado de uma respiração em que a inalação e expiração são lentas e profundas, acreditem que ao fim de algum tempo, 3 a 4 dias conseguem pelo menos uma melhoria na concentração.

O processo de visualização não existe só para metas físicas, pode ser aplicado por exemplo, para um negócio, por exemplo montar uma loja de flores, óbviamente que se não fizer um estudo de mercado, escolher o local, ver o investimento inicial, toda a estratégia a seguir não é por VISUALIZAR que as situações se desenvolvem por si, mas que ajuda a motivação e torna clara as ideias, sem dúvida. Há pessoas que oscilam psicologicamente, ou seja, ora estão muito alegres ou estão num buraco sem fundo, e então quando o tema é o fim da vida que nos toca de perto, parece que tudo nos empurra para andarmos "em baixo". Independentemente da situação que estejamos a atravessar é importante pensar na vida como um caminho em que estamos sempre activos, a gozar um merecido descanso, ou apreciar um bom prato, ou qualquer outro momento de prazer, porque a vida é sobretudo equilíbrio CONTINUADO, sem fim, sempre a caminhar. Outro ponto fundamental é que ninguém como nós mesmos sabe o que é melhor para a nossa saúde, para vencermos os nossos obstáculos sejam eles físicos ou mentais.Isto não quer dizer que sejamos nós os médicos, advogados, engenheiros das nossas situações, mas as atitudes reflectidas sempre levaram a um melhor fim, ou seja a uma melhor resolução das situações, isto apesar de termos as opiniões dos especialistas. Para quem quiser aprofundar o tema aqui fica um link sobre visualização:
http://www.aaasponline.org/asp/performance_enhancement/topics/Imaging.php

6 Comments:

Blogger Catarina Santiago Costa said...

Saudades de praticar meditação...
Caro Luis, o blogosfera não é mais que uma pequena vírgula da vida. Se algum dia quiseres partilhar algo comigo - como por exemplo ensinar-me a mergulhar - basta que me convoques para tal. Porque nenhum de nós está confinado aos caracteres que tece na teia.
Beijo

10:49 da manhã  
Blogger Misty said...

"Porque é que há pessoas que vencem na vida e outras não?"
Faço-me essa pergunta tantas e tantas vezes...
Pois, tem gente que nasceu com o rabiosque virado pra Lua, como se costuma dizer...outros são preserverantes, são empreendedores...
...e depois há os outros...os que jogam limpo e se lixam...porque infelizmente, na sociedade em que vivemos, ou se é caça ou se é caçador...

e às vezes uma pessoa farta-se de caçadas, as coisas deixam de ter sentido...

...enfim, como tu bem me disseste ontem, o fds tá aí à porta...

Um beijito pra ti!

12:21 da tarde  
Blogger SL said...

Voltei Luis! Jinhos grandes...está tudo de volta à normalidade.

9:43 da manhã  
Blogger mar revolto said...

mais um post que nos pôe a pensar Luis.
Boa semana
Beijos

2:27 da manhã  
Blogger Estrela do mar said...

...URGENTE!!!...vem até ao meu blog...

Beijinhos

6:20 da tarde  
Blogger Misty said...

Olá, Luís D! Ando na ronda...
(hoje já é quinta-feira...)

2:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home