quarta-feira, novembro 03, 2004

Quanto vale uma vida ?

Princípio inalienável o direito à vida por todos aceite e reconhecido… mas quanto vale uma vida? As notícias boas não são notícia as más vendem - a miséria, a ruína, o drama, a morte, mas afinal quanto vale uma vida ?
Impotente e sem reacção, apenas as palavras servem de consolo ao repórter que vê aquela menina vítima de um terramoto à espera da grua que tarda, e cuja vida se esvai. O automobilista entubado nos cuidados intensivos espera agora um milagre que o traga de novo à vida. Quanto vale uma vida? A saúde está à venda, para o rico e para o pobre, para o novo e para o idoso que se arrasta para comprar um pouco mais de vida.
Sim já pensaste quanto vale, a tua, a minha, a dele ? Porque não sentimos a perda de uma vida como a de muitas? Não valem todas o mesmo ?
Defende a vida como se fosse a obra mais sagrada, vive a vida… sonha mas alcança porque o "sonho comanda a vida" mas se não viveres o momento fica o sonho vai-se a vida. Repara que a vida e a dor que fica na sua ausência é vendida, exposta, de forma diferente....dou-te uma pista sabes quantas pessoas morreram no 11 de Setembro ? Penso que o número não interessa mas todos venderam a notícia, sabes quantas vidas foram tiradas no genocídio do Ruanda ? Porque se releva mais a vida aqui do que ali ? ... Não valem todas o mesmo ?

Luis_Duverge

Ao ler as tuas palavras, Luis, parei para pensar.. Que valor tem a vida? E olhei para a minha, e desfez-se o sorriso que as tuas palavras me trouxeram. Não, mas ela não poderia ser apenas aquilo, então, fui retirando uma a uma as muitas mágoas que a envolvem, o que encontrei por baixo de todas essas camadas, era muito bonito, luminoso. Soube-me a olhar de criança, a um olhar puro e ingénuo que ama as coisas simples da vida. Um olhar que brilha, sorri e que guarda em si toda a esperança do (e no) mundo :

Que valor tem a vida? - Não sei se conseguirei dize-lo aqui, sei que o seu valor é infinitamente grande. Sei que o valor da vida daqueles que amo é ainda maior. Sei que a vida de qualquer ser, tem esse valor, que se traduz em amor e este que se multiplica por todos os que nos rodeiam. Gostaria de acreditar que um dia, dentro de cada vida, esse amor se irá fazer imenso, pela sua própria e por todas as outras vidas. Por todas aquelas que um dia se deram para que acontecesse a nossa própria vida. E que aprendamos a respeitar todas as outras que existem para além de nós.

Sei, que este valor sofre alterações ao longo da vida, momentos há que ele é tão baixo que nos apetece desistir de tudo, de nós, dela…
Mas, o tempo sábio e sem que demos por isso vai diminuindo as diferenças e um amor ainda maior, substitui o valor negativo.
Sei que a importância da vida vai aumentando após a superação das muitas marcas deixadas pela dor e sofrimento, de cada batalha que travamos conosco e com o mundo. Sei que enriquece a cada nova partilha. Sei que o seu valor aumenta a cada aprendizagem...

Sei, que a vida não é fácil, que nem sempre a comprendo, que tantas vezes lhe tenho uma mágoa imensa, contudo sei-me força para vencer as muitas batalhas que travo e para me reconciliar com ela. Sei que os ferimentos dessas batalhas são menos profundos e menos dolorosos porque ao meu lado e de mão dada comigo caminham outras vidas que amo mais a cada dia que passa.
Sei-a uma dádiva só pela oportunidade de partilhar este espaço e este tempo com cada uma delas!

Maria Branco

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gilda, li o teu comentário, embora discorde dele. O problema para mim está...se todos pensassemos no próximo e não só nos que nos rodeiam, seria este Mundo bem melhor! É sem dúvida muito bom ver um sorriso dos que nos rodeiam, mas não será também muito lindo, um sorriso de uma criança que nada tem a ver connosco? Já pensaste nos milhares delas que existem neste Mundo e que sim, têm rosto! Nós é que à boa maneira egoísta lhes fechamos os olhos e passamos ao lado! É triste realmente! Convém ajudar os pequenos, pois eles são as vítimas do egoismo dos "grandes". Se todos ajudassemos, se calhar essas crianças, quando crescessem não seriam egoistas, e mais importante....saberiam o que é o AMOR!!! Porque amor, não se sente só por alguém do sexo oposto que nos atrai, amor sente-se pelos amigos, e por olhares tristes que pedem sofregamente por ajuda!!! Que tal pensarmos nisto também?! Beijo Luis e Gilda!

11:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Desculpa Luis, esqueci-me de assinar o post acima. Beijinho da Catarina. http://chamaoculta.blogs.sapo.pt. Ah e...respondi ao teu e-mail!

11:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home