sexta-feira, novembro 17, 2006

Raciocínio Estruturado







A forma como o ser humano recebe, analisa e trata a informação do mundo que o rodeia pode ser resumida a 3 tipos diferentes de raciocino, analítico, lógico e sintético. Sempre que algo de novo nos surge, a primeira reacção é tentar estabelecer padrões, relacionar com algo que já conhecemos, muitas das vezes decompomos o objecto em análise em partes, esta fase é a análise. A forma como tentamos relacionar as partes para perceber o todo denomina-se de raciocínio lógico, por fim após termos identificado a lógica que relaciona cada uma das partes do referido objecto, ficamos com uma ideia genérica mais ou menos sedimentada sobre o objecto em análise. Esta última fase terá tanto mais sucesso quanto melhor tivermos feito as fases anteriores. Por exemplo ver dá uma percepção diferente de fazer, sentir … todos os sentidos acrescentam conhecimento, daí que os bebés tenham como que inato levar tudo à boca e posteriormente “ver com as mãos”.
Até aqui nada de novo, aliás já tinha referido este assunto num pos anterior,
http://a-alma-aqui-e-alem.blogspot.com/2005/03/sentimento-de-si.html.

Hoje gostaria de partilhar convosco uma ferramenta que ajuda a estruturar o raciocínio, uma espécie de mapa da mente. Basta uma folha A4 e um lápis, ou se quiserem podem utilizar uma ferramenta de software, eu utilizo o Mind Manager, mas existem muitos mais. Para estruturar um projecto, que pode ser um livro, as compras da casa, uma casa, uma viagem …o que Vocês quiserem aqui fica um exemplo, experimentem e se gostarem ou tiverem alguma dúvida digam. Costumo dizer que mesmo que olhemos para trás e tudo tiver ficado por fazer pelo menos sabemos o que não fizemos.













Etiquetas:

5 Comments:

Blogger Bel said...

Reconheço verdade nas tuas palavras mas também reconheço dificuldade na sua aplicação pratica
bom fim de semana

9:50 da tarde  
Blogger naoseiquenome usar said...

Gosto de te ver assim interessado nos saberes, em termos transversais.
Se fôr compensação de alguma coisa, seja, é boa!

Um beijo.

12:28 da manhã  
Blogger Teresa Durães said...

Se estivermos a lidar com um problema matemático eu concordaria. Contudo existe a parte emocional e os recalcamentos que esbarram nesta teoria a meu ver.

Por exemplo, recebemos a informação que existe x% violência doméstica (maridos a baterem em mulheres) e que se deve combater esta percentagem. Se eu for um deles a minha parte emotiva vai esbarrar uma parte do raciocínio (combater) ou provavelmente a primeira reacção é barrar completamente a entrada da informação

aliás, é frequente verificar que gente com grandes traumas não assimila nem relaciona determinado tipo de informação (o processo analítico não é activado)

boa tarde

2:15 da tarde  
Blogger Mina said...

É sempre bom conhecermos ferramentas que nos possibilitem um conhecimento maior da nossa mente, por vezes tão complexa...

4:26 da tarde  
Blogger Sea said...

Hum... e que tal estruturar e arrumar idéias e pensamentos, pela ordem mais natural possível? Utilizando apenas a cabecita. Os neurónios. Hum? Não?
beijo :)

9:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home